7 Maravilhas do Método


Como disse Baden-Powell ...o jogo é o primeiro grande educador e para o rapaz, o jogo é a coisa mais importante da vida... é de facto através do jogo que o método escutista se materializa. Este método assenta em sete maravilhosas características essenciais e que constituírem a base do Método Escutista: Lei e Promessa, Mística e Simbologia, Vida na Natureza, Aprender Fazendo, Sistema de Patrulhas, Sistema de Progresso e Relação Educativa.



Lei e Promessa

  • O Compromisso constitui, juntamente com o lenço e a Lei (valores), o elemento comum a todos os escuteiros do mundo.

  • A adesão a valores comuns é um elo facilitador da união e da compreensão entre povos, culturas e religiões distintas.

ler +

Mistica e Simbologia

  • O imaginário constitui uma forma de vivência da Comunidade numa atividade, projeto ou empreendimento. Diz respeito a um ambiente envolvente, uma história ou um mundo imaginado, que têm uma linguagem própria, heróis, símbolos e valores.

  • O Escutismo joga fortemente com símbolos e serve-se da simbologia como um elemento fundamental ao serviço do seu Método.

ler +

Vida na Natureza

  • As atividades ao ar livre proporcionam oportunidades de crescimento inquestionáveis, os escuteiros descobriram a importância de a respeitar e a preservar.

  • As preocupações ambientais que caracterizam os tempos atuais, impele o escuteiro a tomar consciência de que faz parte de uma obra maior e que, ao vivê-la, tem também a possibilidade de ir ao encontro de Deus e de si próprio

ler +

Aprender Fazendo

  • O Escutismo, através do aprender fazendo, encoraja os jovens a participarem ativamente na sua própria educação.

  • Esta participação, que se quer prática, deve ser estimulada desde o início, envolvendo os escuteiros na preparação, realização e avaliação das diversas atividades a que se propõem, constituindo-se como uma oportunidade de aprendizagem ímpar.

ler +

Sistema de Patrulha

  • Assenta na divisão em pequenos grupos – dentro dos quais os seus elementos assumem cargos, estabelecem relações e são chamados a assumir diversas tarefas para a promoção do bem-comum.

  • Pretende-se que as decisões sejam discutidas e tomadas de uma forma democrática. Esta forma de trabalhar permite que a Unidade seja constantemente desafiada, estabelecendo prazos e objetivos, formas de os atingir e de os avaliar.

ler +

Sistema de Progresso

  • O Progresso Pessoal tem como objetivo levar a que cada Escuteiro se desenvolva por si, melhorando os seus aspetos menos positivos e fortalecendo as suas capacidades.

  • O Sistema de Progresso baseia-se nas áreas de desenvolvimento, e nas etapas de progresso.

ler +

Relação Educativa

  • O Escutismo pretende mesmo construir uma relação de confiança entre dirigente e cada um dos elementos em que se espera ajuda, preparação, apoio, encorajamento, aconselhamento e educação.

  • O dirigente, para além de todas as componentes técnicas (que deverá ter!), da formação adquirida (dentro e fora do CNE), tem que estar sempre presente, planear (ou ajudar a planear) cuidadosamente as atividades, fundamentar e aprofundar sempre a relação de confiança entre todos.

  • ler +